Como a perda de peso realmente acontece

Como ocorre perda de peso no organismo?

 

Essa é uma pergunta frequente para pessoas que querem emagrecer, seja pela estética, melhorar a saúde ou simplesmente para  caber em um vestido especial.

Para definir metas realistas de emagrecimento, é preciso entender qual é o percentual de perda de gordura de uma forma saudável para o seu corpo.

 

Como a perda de peso realmente acontece

 

A perda de peso acontece simplesmente quando consumimos menos calorias do que gastamos. O chamado déficit calórico.

Automaticamente o ganho de peso acontece quando fazemos o contrário, que seria consumir mais calorias do que gastamos.

Todo e qualquer alimento e bebida que consumimos tem calorias. Pensando nisso precisamos sempre olhar para o metabolismo, a alimentação e as atividades físicas praticadas.

De acordo com alguns especialistas, para perder peso você tem duas opções. Consumir menos calorias ou manter a quantidade de calorias do seu consumo habitual, mas gastando mais energia com atividades físicas.

 

Fatores que afetam a perda de peso

 

É importante prestar atenção em alguns fatores que podem influenciar a perda de peso.  Alguns deles não podemos controlar, mas é importante entender.

 

  • Gênero físico

Sua relação entre gordura e músculo afeta muito sua capacidade de perder peso.

De acordo com estudos, o corpo feminino geralmente tem uma proporção maior entre gordura e músculo do que o corpo masculino. O corpo feminino tem uma taxa metabólica de repouso de 5 a 10% menor do que a dos homens da mesma altura.

Isso significa que as mulheres geralmente queimam de 5 a 10% menos calorias do que os homens em repouso.

Assim, seguindo uma dieta igual em calorias, um corpo masculino tende a perder peso mais rápido do que as mulheres.

Por exemplo, de acordo com um estudo de 8 semanas incluindo mais de 2.000 participantes em uma dieta de 800 calorias, descobriu-se que os homens perderam 16% mais peso do que as mulheres.

O estudo não analisou a diferença na capacidade de manter o peso.

 

  • Idade

Ao envelhecermos sentimos mudanças corporais muito nítidas. A massa muscular diminui e o gordura aumenta. Isso é fácil para todos nós notarmos, não é verdade?

De fato, adultos com mais de 50 anos podem ter mais dificuldade para perder peso. E quanto mais envelhecemos, maiores são as dificuldades.

Mas não se preocupe, ainda vale a regra do déficit calórico.

 

  • Ponto de partida

 

Quando você começa uma dieta ou cria uma meta para perder peso, possivelmente poderá sentir o efeito mais forte no início.  Isso acontece porque a quantidade de peso que você perde, especialmente nas primeiras semanas, tende a ser proporcional ao seu peso.

Então quanto mais pesado somos, mais perdemos peso. A taxa de perda de peso é igual para todos os pesos. Porém, para um corpo mais pesado, 2% de perda de gordura é uma quantidade maior em valores reais do que para um corpo leve.

 

  • Déficit calórico

 

É necessário criar um equilíbrio calórico negativo para perder peso. A disciplina com a quantidade de calorias consumidas e gastas vai ditar a rapidez com que você perde peso.

Por exemplo, consumir 300 calorias a menos por dia durante 2 meses provavelmente resultará em um resultado mais satisfatório do que consumir 300 calorias a menos por 1 semana. Os resultados são sempre melhores no longo prazo.

Tome muito cuidado com dietas muito agressivas e restritivas.  Para leigos é fundamental o acompanhamento de especialistas para o resultado ser satisfatório e consistente.

  • Qualidade do sono

 

O sono é um grande aliado para quem quer perder peso. Não prestar atenção no seu sono pode afetar muito o seu peso e a sua vida, pois uma baixa qualidade de sono pode prejudicar significativamente a perda de peso e a velocidade com que você perde peso.

Estudos realizados por organizações americanas provaram que a privação do sono aumentou muito o desejo por alimentos ricos em calorias e pobre em nutrientes como doces, bolos, batata frita e bebidas ricas em açúcar.

Outro ponto de atenção é a privação do sono ligada a doenças como diabetes, doenças cardíacas e obesidade.

 

Resumindo: Se alimente bem com coisas leves e saúdaveis, durma bem e foque nos exercícios.

One thought on “Como a perda de peso realmente acontece

  1. Pingback: Mitos sobre a Dieta Low-Carb - Leve da Terra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *