Carbo só engorda?

Carboidratos realmente só engordam?

Já ouvimos muito sobre a dieta “zero cab” e sobre as restrições a carboidratos, principalmente quando se trata sobre emagrecimento. Mas você realmente sabe o que é o carboidrato e qual é a função dele?

Algumas dietas alegaram ser a solução para a perda de peso e saúde e sugerem que devemos restring

ir os carboidratos para este objetivo de reduzir medidas. É possível emagrecer e sem ter que abrir mão de todos os carboidratos?

Será que devemos mesmo demonizar o carboidrato e só dizer que engorda?

 

 

Carboidratos tem função, são fonte de energia para o corpo.

 

 

O que são carboidratos?  

Para quem é assinante de Netflix poderá ver no documentário “Homecoming”,  a Beyoncé falando “Para que eu alcance meus objetivos, estou me limitando a nenhum pão, sem carboidratos, sem açúcar…” Enquanto isso, morde uma deliciosa maçã que também contém carboidratos.

Se você quer remover algo da sua alimentação, é importante que saiba primeiro o que exatamente é para então fazer a escolha correta.

Na química, os carboidratos são definidos como moléculas orgânicas que apresentam uma estrutura de carbono, hidrogênio e oxigênio. Além disso, podem ser denominadas como glicídios, hidratos de carbono ou ainda açúcares.

A fórmula química da substância é (CH2O) e se refere às substâncias Carbono, Hidrogênio e Oxigênio, denominando os carboidratos também como hidrato de carbono. Este nutriente é utilizado como fonte de energia pelos sistemas vivos e auxilia na formação de estruturas das células e ácidos nucleicos. Podemos classificar os carboidratos em três grupos principais:

 

→ Monossacarídeos: São os compostos mais simples e que não podem ser hidrolisados. Sua estrutura é uma cadeia de carbono linear e simples. Açúcar presente no xarope de milho, batata, arroz, farinha, doces, etc..

 

→ Oligossacarídeos: são formados pela união de dois a 10 monossacarídeos. Quando ocorre a união de apenas dois monossacarídeos, recebem a denominação de dissacarídeo. Como, por exemplo, o açúcar de mesa. Extraído da cana de açúcar, da beterraba, da uva e do mel.

 

→ Polissacarídeos: São formados por 10 ou mais monossacarídeos. O amido é uma importante reserva energética encontrada nos vegetais e nos fungos. A reserva energética encontrada no corpo é o glicogênio, que fica acumulado no fígado e nos músculos. Já a celulose é um importante componente da  parede celular, sendo o carboidrato mais abundante na natureza. Estão presentes nos grãos e cereais como trigo, aveia, centeio, cevada, milho, arroz, raízes e tubérculos como mandioca, batatas e inhame.

 

Carboidratos são fonte de energia

Não há uma classificação do melhor ou pior grupo de carboidrato. É preciso lembrar que quase todos os alimentos popularmente chamados de “carboidratos” na verdade contém uma combinação de todos os três tipos de carboidratos, juntamente com proteína e gordura, etc.  Fora o açúcar de mesa, é raro encontrar algo que é puramente carb.

Sabemos que o carboidrato é – e sempre foi – fundamental para a nossas vidas.  O importante é fazer a escolha dos alimentos que contenham outras propriedades e nutrientes ricos, fazendo alimentação saudável e balanceada. Fique atentos aos carboidratos que mais cabem na sua dieta e  saiba que não precisamos demonizar o carbo, fonte de energia tão crucial.  É possível emagrecer fazendo o uso estratégico da energia proveniente de carbo como, por exemplo, para dar aquele gás na hora de fazer exercícios físicos.

É mais uma questão de equilíbrio, não precisamos ser extremistas para sermos felizes. 😉

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