Por que Ayurveda?

Ayurveda significa em sânscrito ciência da vida (Ayur= vida Veda= ciência) e é o sistema de saúde mais antigo que se conhece. Os registros mais antigas são de 5000 anos atrás e foram encontradas na região que hoje se conhece como Índia.

A Ayurveda baseia-se nos cinco elementos que formam toda a manifestação material do universo São eles éter, ar, fogo, água e terra. Toda a matéria que existe no universo provém destes 5 elementos, assim como o nosso corpo.

Estes 5 Elementos se expressam na nossa fisiologia através dos 3 Doshas (humores): Vata, Pitta e Kapha. Espaço e Ar formam Vata, Fogo e Agua geram Pitta e Água e Terra constroem Kapha.

A saúde é o equilíbrio dos 5 elementos e caso haja um desequilíbrio de um deles, inicia-se o processo da doença. Segundo o Susruta Samhita a saúde é definida da seguinte forma: “Quando os Doshas, Dhatus (tecidos), Agni (digestão e metabolismo) e a eliminação de Malas (excreções) estão em sua função normal e isto está associado a clareza dos sentidos, mente e alma”. Nesta filosofia a pessoa pode não ter uma doença propriamente dita, mas também não estar saudável pois a saúde depende de uma integração corpo-mente-espírito. Entende-se por espírito o seu divino, independente de crenças relogiosas.

Portanto, os doshas governam todos os processos em todos os níveis da nossa vida. Vata governa todo o movimento, Pitta todo o calor e transformação e Kapha todo o crescimento, estrutura e lubrificação.

Nossa dieta, nosso comportamento, as estações, emoções e nosso estilo de vida, todos têm impacto no equilíbrio dos doshas. O principal princípio de cura em Ayurveda é manter o equilíbrio de Vata, Pitta e Kapha por meio de alterações em nosso estilo de vida, nossos pensamentos, nossa dieta e compreensão da natureza e através de medicamentos fitoterápicos.

O propósito da Leve da Terra é justamente ajudar neste equilíbrio de corpo, mente e natureza, de forma que possamos todos encontrar a harmonia dentro da nossa rotina para sermos felizes e saudáveis.